top of page

Projetos de Pesquisa. #pesquisa

Projetos de Pesquisa financiados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Ideias em prática.
Pesquisa em movimento.
Educação compartilhada.

PROJETO TURISMO & EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA

 

Projeto de Pesquisa: Coleção 'Caminhos, Cores e Sabores do Estado de São Paulo'.



São Paulo, 2013.

Projeto Turismo & Experiência Gastronômica: 'Caminhos, Cores e Sabores do Estado de São Paulo', Volume II.

Este Projeto deu continuidades ao Estudo ‘Turismo e Experiência Gastronômica’. As pesquisas, realizadas por Professores no ano de 2012, também sob coordenação deste autor, trouxeram embasamento para o desenvolvimento deste Volume II, no qual alunos foram também envolvidos.

 

Os Estudos, produzidos pelos aprendentes e educandos participantes foram publicados no Volume II do E-Book, que inovou no sentido de publicar Ensaios literários que envolviam os caminhos e os sabores do Estado de São Paulo. Para este Volume, mais de 40 Escolas Técnicas foram envolvidas, mais de 50 Docentes se dedicaram a trabalhar com mais de 150 alunos, por todo o Estado.

 

Assim, teve-se uma saborosa ligação entre as linhas escritas, que variaram entre o poético e o didático, e os sabores, culminando num trabalho prazeroso e importante. (ISSN 2316 9/92). 

PROJETO TURISMO & EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA

 

Projeto de Pesquisa: Coleção 'Sabores Tradicionais do Estado de São Paulo'.



São Paulo, 2012.

Projeto Turismo & Experiência Gastronômica: 'Sabores Tradicionais do Estado de São Paulo', Volume I.

A fim de estimular os discentes para a conclusão dos Cursos do Eixo de Hospitalidade e Lazer e também preparar os docentes para novos procedimentos acadêmicos e dinamização das aulas, propôs-se o desenvolvimento deste Projeto.


A ideia referiu-se à pesquisa dos Pratos tradicionais das regiões do Estado de São Paulo, cuja primeira etapa – a da investigação – foi realizada pelos alunos com o acompanhamento dos docentes das Disciplinas de Alimentos e Bebidas e de Patrimônio Cultural. A posteriori, em conjunto a outros docentes, chegou-se à segunda etapa, na qual todos os Pratos foram efetivamente preparados, pelos alunos e gastrônomos, tendo sido criado um Evento para degustação de tais.


Ao final, como produto, além do Evento de Degustação foi lançado um E-Book, intitulado de “Sabores Tradicionais do Estado de São Paulo”, distribuído gratuitamente em espaços estratégicos da cidade e do Estado de São Paulo (ISSN 2316 9/92). 

PROJETO DO ONTEM AO HOJE

 

Projeto de Pesquisa 'Do ontem ao hoje - Perspectivas turísticas para a Centenária Escola Técnica Estadual Carlos de Campos'.



São Paulo, 2011.

Projeto 'Do ontem ao hoje - Perspectivas turísticas para a Centenária Escola Técnica Estadual Carlos de Campos'.
Download AQUI.

Os Centenários são datas importantes. Na vida superficial e apressada do hoje, poucas são as instituições que se mantém atualizadas e competentes. Cem anos apreendem várias situações: passa-se por grandes revoluções, por muitas mudanças sociais e de pensamentos, se constrói e se destrói, bem como se forma e se reforma.

Nestes cem anos últimos, o mundo se abriu e está ao alcance de todos – e essa mundialização trouxe consigo os efeitos da perda da identidade local e da estafa da rotina. O resultado? Todos viajam a todos os lados a fim de compreender melhor a história do passado na tentativa de entender o presente. Todos viajam na intenção de conhecer melhor o outro e a si mesmo. Todos viajam aos destinos onde o ontem vive pacificamente com o amanhã.

Sendo São Paulo uma megacidade, é fonte profusa de conhecimento e patrimônio, e a ETEC Carlos de Campos compõe essa trajetória. Evidenciar os aspectos sociais, culturais, arquitetônicos e espaciais da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos é a maneira de inserir a Centenária Instituição no roteiro daqueles que vêm à capital em busca do pensamento crítico-reflexivo. Evidenciar seus alicerces de vocação turística é parte integrante da comemoração de um século, demonstrando que os tempos hodiernos continuam sendo tema da pauta de aprendentes e ensinantes.

PROJETO CONSTRUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL

Projeto de Pesquisa 'Construção de Material Instrucional para o Curso de Técnico em Guia de Turismo'.



São Paulo, 2011.

Projeto 'Construção de Material Instrucional para o Curso de Técnico em Guia de Turismo'.

Com a evolução tecnológica que ocorre desde o início da Era Industrial, o mundo está mudando nos mais diferentes aspectos. Essas mudanças não se referem somente ao crescimento da qualidade de vida do ser humano obtido por meio de novos equipamentos pessoais e empresariais; mudaram também as concepções humanas do mundo e de sua própria sociabilidade, principalmente pelas modificações ocorridas nas formas de contato oferecidas pela internet. Assim, mudaram-se, principalmente, os hábitos e a relação desejada de atividade/tempo.



A educação está se adaptando a essa nova realidade por meio do que se conhece como Ensino a Distância - EaD. Pensando nisso, o objetivo geral do Projeto foi o de elaborar o material didático (material instrucional) para o Curso de Guia de Turismo EaD, após análise da Matriz Curricular, da avaliação das titulações para a docência e para o próprio desenvolvimento dos Componentes Curriculares.



Na EaD, o Material Didático (ou a Aula Virtual) passa por um processo diferente da simples produção dos textos e ilustrações, que eram o foco do material didático tradicional. Com isso, especialmente para esta Modalidade de Ensino, considera-se que o mesmo deve ser dinâmico e ter como prioridade manter uma interatividade do aluno com conteúdo.

PROJETO O PROFISSIONAL E A PROFISSÃO

Projeto de Pesquisa 'O profissional e a profissão – Perfil e empregabilidade dos alunos ingressantes do Curso Técnico em Guia de Turismo da ETE Carlos de Campos.'



São Paulo, 2012.

Projeto ''O profissional e a profissão – Perfil e empregabilidade dos alunos ingressantes do Curso Técnico em Guia de Turismo da ETE Carlos de Campos'. Download AQUI.

Um dos maiores objetivos do aluno ingressante de um Curso Técnico, em todas e quaisquer áreas, é a possibilidade de ingressar mais objetivamente no mercado de trabalho, seja como primeiro emprego ou frente às expectativas de intercambiar de área.


Uma das maiores satisfações do corpo docente e de uma Instituição de Ensino que leciona o ensino técnico é a efetiva inserção de seus alunos na dinâmica mercadológica, garantindo o sucesso no processo de ensino e aprendizagem e confirmando a qualidade dos conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas ao longo dos estudos.


Entretanto, observamos que, no caso específico dos Guias de Turismo, certas posturas, atitudes e comportamentos são essenciais quando da profissionalização do setor - levando-nos aos questionamentos: qual é o perfil do aluno ingressante do Curso de Guia de Turismo da ETE Carlos de Campos? Quais são suas reais expectativas? Há divergências entre o perfil dos alunos e as necessidades da profissão? Por outro lado, vemos uma nova carência: o que o mercado espera? Quem é o Guia de Turismo com maiores possibilidades de emprego?
 

São esses os questionamentos respondidos no Estudo.

Todos os textos e imagens aqui publicados são de origem do autor deste site e, quando não, indicam a fonte referente. São fragmentos dos artigos originais, de caráter científico ou opinático, a maioria já publicada em Congressos, Eventos, Encontros e outros afins. O uso dos materiais encontrados neste site é livre - desde que respeitada a ética acadêmica citando o autor e informando o endereço eletrônico, para que outros possam também explorá-lo, acessando as atualizações e complementações. Bruno Manhães. 2012. brumanhaes@gmail.com © Todos os direitos reservados.

bottom of page